Toda marca de um negócio garante a individualidade dos seus produtos e/ou serviços no mercado. As marcas abrangem figuras, conjunto de palavras, letras, cores ou qualquer característica visualmente perceptível utilizada para que os consumidores identifiquem o que vão comprar diante dos concorrentes.
Muitas marcas famosas fazem isso com maestria fazendo com que o cliente troque o nome do produto pelo nome da sua marca, por exemplo: Nescau (achocolatado), Bombril (esponja de aço), Cotonete, dentre outras. Olha só o poder que a marca representa para nós! É claro que isso não aconteceria, pois essas empresas não deixam de fazer o registro de marca, mas imagine se elas não registram e perdem essas marcas poderosas. Seria um prejuízo imensurável.
A marca da sua empresa também é muito poderosa. Podemos dizer que ela é um dos seus maiores patrimônios, pois ela representa o valor econômico da sua empresa. Pense bem, o que seria do seu negócio sem a sua marca? Um depende do outro.
A partir daí é que entra a questão do Registro de Marca e sua importância. A sua marca deve ser única, sua e de mais ninguém. O processo de registro no Brasil não é simples, por isso nós da Equipe Marcas damos total assessoria para os nossos clientes, do início ao fim do processo, que pode durar até três anos.
O ideal é que na criação da marca já se faça uma análise de viabilidade da marca, pois aí você já descobre se tem outra empresa utilizando-a e faz as mudanças necessárias para registrá-la e não ter nenhuma dor de cabeça depois de abrir o negócio e ter sua clientela formada.
Porém a realidade é outra. Muitas pessoas ainda não dão importância em registrar a marca e vão empurrando com a barriga até que o pior aconteça. Depois de tanto investimento, é muito provável que terceiro(s), de forma intencional ou não, apareçam com pedido de registro de marca no INPI, igual ou semelhante ao seu produto ou serviço. E aí, o que fazer?
Pode ser que seja tarde demais e você perca a sua marca. Você, que achou que a marca era sua, terá que brigar por ela e isso não costuma ser fácil, nem prazeroso. Vai ter que provar uma série de coisas e no fim, muitas vezes, o outro lado vence e você tem que mudar a sua marca.
O registro confere ao titular um direito de propriedade sobre a marca e lhe assegura um monopólio de uso em relação aos produtos e serviços, ou seja, o usuário da marca obtém um direito oponível contra terceiros. Proteger a marca é importante para dar segurança ao investimento realizado. Por isso, não espere mais! Registre a marca da sua empresa o quanto antes e tenha a garantia de que ela é sua e de mais ninguém.
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